Canada Immigration
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gabriel - 03/08/2007

Ir para baixo

Gabriel - 03/08/2007 Empty Gabriel - 03/08/2007

Mensagem por Gabriel Qua 23 Jan 2008, 3:07 pm

Pessoal,

meu CSQ tá na mão!!!! Uhu! Primeira etapa concluida...

Bom, vou fazer abaixo o relato de como foi a entrevista, essa última sexta feira, dia 3.

Cheguei ao hotel onde é feita a entrevista cerca de 40 minutos antes do horário marcado, no meu caso as 14:30. Minha entrevista começou mesmo ás 14:40 +-, quando o sr Carl Teixeira me recebeu.

Bom, diferentemente dos entrevistadores passados, que eu via muito que tentavam tranquilizar os candidatos, faziam brincadeiras ou coisas do tipo, ele é muito sério, na minha opinião NÃO é antipático, mas não é muito de dar sorrisos e tal.

Ele já começou confirmando meu nome e pedindo de cara meu passaporte e os papéis de confirmação de entrevista que veem anexados no último e-mail que recebemos, portanto imprimam e não esqueçam de levar. Seguiu perguntando minha data de nascimento, que cidade eu morava e se eu sempre morei lá a minha vida toda.

Após isso ele deu uma explicada formal do que se tratava a entrevista, dizendo que eu era candidato ao CSQ que era um documento de aceitação do Quebec etc... e que a entrevista duraria em torno de 45 minutos, e realmente durou 40.

Após isso ele me perguntou qual era a minha área de atuação (no meu caso Informática) e onde eu trabalhava atualmente. Após responder ele já me perguntou de cara "Voce é PJ, pessoa jurídica?" Isso já demonstra a preocupação dele com essa forma de contratação, já vimos no relato anterior que ele da uma implicada com isso....eu sou CLT e tenho carteira assinada, respondi isso para ele e já fui entregando minha carteira de trabalho. Se vc é PJ recomendo que vc leve todos os documentos possíveis e imagináveis para provar seu trabalho, e que ele está regularizado, com impostos pagos etc. Leve tudo, até mesmo o que vc acha que ele não vai pedir. Seja precavido. (Ah, junto com a carteira de trabalho, eu ja entreguei dentro dela o meu comprovante de declaração de renda, bem como um documento gerado pela minha empresa mostrando quanto eu ganhei no ano e quanto foi abatido de imposto etc etc...)

Ele seguiu olhando a carteira... procurou aqui.. ali...não estava achando os carimbos e tal... até se confunfiu e perguntou se eu trabalhava no Unibanco pois ele viu o carimbo lá.. mas na verdade aquilo ali era depositado o salario. Continuou perguntando qual era minha função na empresa e com o que eu trabalhava especificamente. Após ele verificou os outros empregos e chamou a atenção dele eu ter trabalhado na IBM, então ele me perguntou porque eu quis sair de lá. Eu expliquei e tal.

Perguntou se eu havia pesquisado o mercado de trabalho em Quebec e se tinha ofertas de emprego, então mostrei para ele as vagas que imprimi nos sites, as vagas internas da minha empresa em Montreal (ela é multinacional) onde eu poderia tentar transferencia interna, mostrei também alguns cartões de empresas que eu peguei numa feira de tecnologia quando fui a Montreal esse ano. Ele olhou TODAS as vagas que eu imprimi, e comparou com o que eu trabalhava atualmente para ver se batia.

Após olhar as vagas todas ele me perguntou o seguinte:

1) Se eu via alguma diferença entre as ofertas emprego das empresas do Canada e do Brasil.
2) Além da parte técnica o que mais as empresas do Canada querem.

Na primeira eu disse que não vi diferenças técnicas entre as vagas no Brasil e lá. As posições eram muito parecidas.
Na segunda eu respondi que as empresas sempre querem um funcionário bilingue. Portanto existe muita necessidade em falarmos bem o frances, senão iria ser difícil.

Ele pareceu ter gostado da minha segunda resposta e até comentou: "É a mesma coisa que procurar emprego no Brasil sem falar portugues."

Ele me perguntou também se eu tinha alguma outra especialidade em Informática e citou Oracle pois ele viu numa das ofertas que eu imprimi.... Eu disse que sim e havia feito cursos de Banco de Dados, mostrei para ele certificados Oracle e de Data Warehouse que eu tenho, porém eu deixei claro que os certificados oracle não eram oficiais, e sim de um curso que eu fiz no Rio. Ele pediu então para ve-los. Entreguei tudo...ele comentou alguma coisa e só isso.

Depois me solicitou os documentos de segundo grau e faculdade, eu dei o Histórico escolar e certificado de segunto grau, e também o histórico da faculdade bem como o diploma. Ele analisou e só me perguntou se a minha faculdade era publica ou privada, ele não estava entendendo direito... então expliquei.

Pessoal, importantíssimo: Quando eu dava as explicações eu tomei um certo esporro por usar o TU e não o VOUS ao falar com ele. É claro que todos nós que estudamos francês sabemos dessa regra, e eu tinha até me preparado para sempre trata-lo como VOUS, porém com o nervosismo na hora eu nem pensei... e falava TU sem nem perceber... foi então que ele me parou e disse que eu deveria dizer VOUS, pois devo manter uma distância da pessoa que eu não conheço. Mesmo assim ao longo da entrevista eu ainda acabava mandando o TU, mas logo que percebia pedia desculpas e repetia a frase com o VOUS.

Então galera, preparem-se e risquem o TU do vocabulário... pratiquem bastante os verbos do VOUS para falar na entrevista.


Ele elogiou meu frances e perguntou se eu fiz algum curso quando estive no Quebec, disse que sim e mostrei o meu certificado de 100 horas que peguei quando estudei num curso intensivo lá. Ele olhou e me disse que me daria muitos pontos pelo fato de eu ter tido uma experiencia no canada, ter estado lá e estudado. Eu agradeci. Por fim perguntou qual era o meu total de horas desde que comecei a estudar no Brasil, eu parei pra fazer as contas pq deu um branco na hora, depois respondi 215. Mas ele nem quis ver os outros certificados originais.

Bom, ele viu que eu coloquei nivel máximo em Ingles no formulário de inscrição e disse que iria começar a falar ingles para verificar. Eu disse que tudo bem, foi então que ele me perguntou: "Why do you wanna leave Brazil? Respondi e em seguida ele me perguntou se eu acreditava que conseguiria uma transferencia interna mesmo, para aquelas vagas que mencionei acima.


Galera, foi basicamente isso... ele NÃO perguntou NADA daquilo que muitos (inclusive eu) esperavam, tipo... porque vc quer morar em Montreal (onde vc tenha escolhido), onde vc vai morar, que que vc vai fazer quando chegar lá, politica no canada, historia do canada... o que vc sabe sobre o quebec...q q vc acha do frio...soletrar seu nome... essas coisas que estavam rolando ai naquele questionario e audio..... nada disso. A entrevista foi bem mais simples do que isso.


Mas uma boa notícia, como falei ele não é antipático... muitas vezes que eu começava a falar ele até me ajudava com o frances... tipo.... eu tava falando e no meio ele começava a falar e concluia pra mim. Ele é um cara que é muito tranquilo quando fala... da pra ver que ele é bem Quebecois mas assim como o ultimo depoimento deu pra entender sem problemas tudo que ele falava e perguntava. Só teve 1 pergunta que eu não entendi, então eu simplesmente disse que não entendi e se ele poderia repetir... ele repetiu na boa e de outra forma mais fácil... que deu para entender sem problemas. Portanto, se vc não entender, simplesmente diga a ele.


Depois disso tudo ele disse que eu tinha sido aceito, e que naquele momento ele estava imprimindo meu CSQ. Após imprimir ele ligou o TURBO e sai explicando quais os próximos passos a seguir. (parte federal....) Eu já aliviado só fiquei dizendo Oui...D'accord....Oui...Oui... D'accord....D'accord... hehehehe...

Terminou me comprimentando e desejando boa sorte e a bientot...... foi ai que ele deu o primeiro e último sorriso.

Se alguem tiver alguma dúvida pode me escrever que eu procuro responder... só não coloquei o relato aqui no fds pq fiquei sem internet em SP.

Boa sorte a todos vocês que vão fazer esse mês e fiquem tranquilos!! Não está complicado!

Abs!
Gabriel.

Gabriel

Número de Mensagens : 14
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 09/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos