Ricardo - 18/04/2007

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ricardo - 18/04/2007

Mensagem por Ricardo em Qui 24 Jan 2008, 11:47 pm

Fala pessoal! Finalmente chegou a famosa entrevista do temido CSQ! Hahah! Bem que meus camaradas me disseram que de temido não tem nada, desde que vc esteja estudando legal e preparado para esta entrevista. Acho que a vontade de conseguir esse documento foi é tão grande que na hora, depois de uma engolida à seco, consegui me concentrar e mandar ver.

Sou carioca e tive que ir para Sampa fazer a entrevista, ou seja, para prevenir, como algumas pessoas, cheguei bem mais cedo no hotel e mediante explicação do recepcionista só poderia subir quando faltassem 15 minutos para minha entrevista, ou seja, fiquei dando uma lida em um material meu no saguão do hotel mesmo, gastei uma fortuna por um cheeseburguer e um guaraná e quando deu a hora, subi.

Ao entrar na sala, M. Leblanc já soltou um "Bienvenu M. Moura, Veuillez vous asseoir, s'il vous plaît!"... Po, bolei! 1 pq ele sabe meu nome e 2 pq tive que pensar para entender o que ele falou! Babou! hahaha Mas foi tranquilo demais! Ele estava fazendo algumas coisas no computador e logo começou a descontrair, falar de Sampa e aí começou a me pedir minha documentação... com o clima mais tranquilo, seu francês flui que é uma beleza.. quando vc vê tá falando umas paradas que nunca imaginou falar, com a maior tranquilidade! A entrevista foi rolando, ele fazendo algumas perguntas como "Porque está indo para o Canadá?" (haha mole! tava decorada já!), "O que deseja fazer no Canadá?" (teta! decoradaaassa!), "O que sua família pensa disso?" (ISSA! Manda mais que tá fácil!!!), "Como está o mercado de trabalho de sua profissão?" (Ah! nessa arrebentei! Levei uma listagem de perspectiva de trabalho de Quebec de 2005 até 2009 que peguei na internet, fora as impressões que fiz do monster.ca com uma penca de emprego da minha área! Vale a pena mesmo porque fui muito elogiado por ele ao final da entrevista pelas minhas pesquisas!), "Como vc se sente com relação ao francês? frio? Adaptação?" (Saaaalve professora! Tô arrebentando na paraaaaaaaaaaaada! "Me sinto beeeeem, quémquém! Tranquilidaaaaaade!!!" Ahhhhhh muleeeque!), ... e aííííí.... "Você vai ficar na casa de amigos lá ou vai ficar sozinho?" (OPA!!! Po maluco! Essa pergunta não tava no script que eu tinha decorado, mas dei um enroladê lá e foi tudo bem! Mandei um "Mes amis sont déjà là-bas!!!" que parecia uma flecha... também depois de algumas porradas da Bia [professora] e de alguns "MULEQUE, FALA A FRASE ASSIM!!! Não erra essa formação, seu DOENTE!", Tinha que acertar! Tava no sangue já!

Bom, depois foi só alegria... como nunca fiz curso de inglês ele deu uma testada lá na hora, o que nao aconteceu com algumas pessoas que comprovaram curso e tal, mas foi tranquilasso.. ele viu que eu trabalhava numa empresa americana aqui e apenas pediu que eu contasse um pouco da viagem que fiz em 99 para os EUA com meus pais e tal. Tranquilidade.

Ademais, ele apertou minha mão e mandou a tão esperada frase "Vous êtes accepté! ... Mais n´oublie pas ... il fault étudier français tous les jours pour éviter n´importe qui probléme au Canadá!" ............. - "tá.. imprime aí!!!" hahaha!!! Brincadeira... Realmente o estudo do francês é extremamente importante! Dedique-se ao máximo porque isso será mais que 50% de sua adaptabilidade quando vc chegar lá, sem falar em sua ENTREVISTA!

É isso pessoal... peguei meu CSQ (nunca vi um papel tão simples que fosse TÃO CARO e DEMORADO na minha vida, mas tudo certo!) e voltei para o Rio.

Brincadeiras à parte, aí vão algumas dicas que particularmente acho válidas:

  1. Dedique-se ao seu francês o máximo que conseguir! Eles estão apertando um pouco mais as entrevistas pela grande quantidade de gente que resolveu entrar mesmo não tendo experiência alguma. Eles não pensarão 2 vezes em te reprovar por insuficiência na língua francesa... e depois sabe quando vc voltará lá? Depois de seis meses, um ano, comprovando 150, 200, 300, sei lá quantas horas de francês! Antes de criticar eles de terem feito isso, se prepare e deixe seu entrevistador perplexo com seu francês. Fora que vc automaticamente passará uma segurança de ser uma pessoa obstinada e estudiosa, concordas?

  2. Faça pesquisas, e muitas, em sua área de atuação, leve papeis impressos, perspectivas do país, onde tem mais vaga,... isso demonstra seu total interesse no país e que vc não está lá para brincadeiras.

  3. Vá vestido ADEQUADAMENTE para sua entrevista. Vc iria de chinelo em uma entrevista de emprego? Bom, espero que não... O Canadá é menos importante que um emprego para vc? Não precisa responder, certo? Bom, fui elogiado pelo entrevistador por estar bem arrumado --> calça de brim, camisa social e sapato!!! Nada mais que isso, ou seja, imagina como nego está indo vestido. Ele chegou a falar que havia reprovado 2 casais e um rapaz que estavam vestidos como MENDIGOS (manja? Sim, ele usou a palavra MENDIANT para descrevê-los, e me fez a pergunta - "Vc, como representante do Brasil, gostaria de trazer mendigos para seu país?" Parece palhaçada, mas além de fazer sentido o cara mora lá, onde as coisas são um tanto quanto diferentes daqui, ou seja, faz ainda mais sentido para ele.

Bom, é isso! Grande abraço à todos e muita boa sorte na entrevista!

Bonne chance et à bientot!

Ricardo
Admin
Admin

Número de Mensagens : 51
Idade : 37
Data de inscrição : 03/01/2008

Ver perfil do usuário http://canadaimmigration.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum